Falar de Lost é uma das tarefas mais complicadas que me podem exigir. Não porque não tenha o que dizer mas, porque tenho demasiadas coisas para dizer. A maior série de culto da actualidade tem a rara capacidade de expandir o seu propósito a muito mais do que um mero rótulo. Ficção, aventura, drama? X-files, Desperate Housewives, Twin Peaks, CSI, Alias, McGyver, Star Trek? Todos os acima assinalados. Todos no geral, nenhum deles em específico. É essa complexidade que faz de Lost uma das melhores (e mais bem escritas) séries de sempre.
Cada personagem importa. A sua história, o seu propósito. Não há uma grande questão, existem várias. O que é aquela ilha? Será que todos aqueles personagens foram ali parar por um motivo maior? Qual? E porquê? Ursos poloares numa ilha paradisíaca? Dahrma Iniciative? Quem são os Outros? Questões gerais e morais que põem à prova todos os sobreviventes. Testam a sua capacidade de resistência (bem como a nossa).
 
Demasiadas perguntas para serem respondidas de uma vez só e, cada vez que alguma delas é revelada, surgem outras tantas como consequência. Estamos sempre à espera do inesperado. Por vezes acertamos nas nossas teorias da conspiração, outras vezes passamos totalmente ao lado e a surpresa é total. Assistir a um episódio de Lost é uma experiência por si só. Com os nervos em franja, com a nossa mente a funcionar mais depressa do que o habitual. Tentamos absorver tudo o que se passa no ecrã, de modo a que nada nos escape neste puzzle gigantesco. Vemos e revemos episódios, na esperança (ou no medo) de que alguma pista nos tenha escapado, de que as respostas estejam à frente dos nossos olhos e não as tenhamos visto.

Um avião despenha-se e algumas pessoas sobrevivem. Mas, a sobrevivência está apenas no começo. Uma ilha misteriosa, longe dos olhares do mundo e, quiçá, de Deus, fala com eles. Avisa-os e ameaça-os. Mata-os. É casa para os Outros que, tal como a ilha, também matam, também ameaçam mas que são de poucos avisos. Escotilhas abrem-se para um mundo submerso. 4 8 15 16 23 42. Insiram os números. Carreguem no botão. Vejam o Lost.
All of us are L O S T. |
Eu já ando a ver a terceira temporada e devo dizer que as perguntas não diminuem!! Só aumentam! É do piorio! LoL mas não há dúvida que é uma série brilhante mas muito mal amada neste país.
Cumps